Com o tema "Casa Viva", a CasaCor 2018 está arrebatando elogios do público, dos profissionais do mercado, da imprensa e de todos que têm a oportunidade de visitar a mostra. A interação com a natureza e a valorização dos materiais naturais é a tônica do evento, que também levanta as bandeiras da sustentabilidade e do respeito ao planeta.

Em Porto Alegre, a CasaCor 2018 abriu suas portas ao público em geral no dia 28 de julho, mas jornalistas puderam visitar os 48 ambientes – dispostos em uma área total de 3000 m² –  alguns dias antes. A Entrelinhas Conteúdo & Forma e a revista Estilo Zaffari foram representada por sua editora, Milene Leal, que percorreu a mostra, conversou com arquitetos e designers e fotografou alguns detalhes e ambientes que mostram o impacto positivo da presença do verde dentro de casa.

As paredes verdes naturais, que já tinham marcado presença na edição de 2017 do evento, apareceram com mais destaque e ocupando espaços antes inimaginados. Elas estão instaladas em halls de entrada, salas de estar, banheiros, dormitórios, cozinhas, salas de jantar...

Milene Leal adorou a proposta do "Refúgio a dois by Karsten", ambiente assinado pela arquiteta Karen Feldman, que levou o verde literalmente para dentro do dormitório de casal.  Quando aberto, um grande nicho instalado na parede oposta à cama – com fechamento em vidro e persiana – cria um jardim interno natural, permitindo aos moradores tocar as plantas, sentir o seu aroma, curtir a natureza dentro do quarto.

A arquiteta usou o mesmo recurso em uma das paredes do banheiro anexo ao dormitório. E ainda incluiu no jardim interno uma mensagem que despertou comentários divertidos entre os jornalistas que participaram do preview:

Em inúmeros ambientes, as plantas aparecem com destaque. As samambaias, folhagens que marcaram época nos anos 70, estão de volta e cheias de bossa. Plantas colocadas em vasos e cachepôs pendurados com correntes são mais um exemplo de revival. Elas são estrelas em diversos ambientes da mostra. E as paredes verdes estão por tudo, inclusive nos ambientes externos.

No ambiente "Atelier Culinário", assinado por W4 Arquitetura, a parede verde e vasos de samambaias trazem frescor e vida ao espaço, assim como o nicho especial para temperos, instalado na bancada de trabalho, e as delicadas folhagens suculentas plantadas dentro de conchas de sopa. A ideia das arquitetas foi criar um ambiente aconchegante e inspirador para quem cozinha com paixão.

Materiais naturais e objetos artesanais também estão muito valorizados nesta edição da CasaCor. Cestos de fibras ou de crochê, lãs trabalhadas artesanalmente e madeiras rústicas aparecem em diversos ambientes. Chamou a atenção da jornalista Milene Leal a cadeira com assento e encosto compostos de lâminas de lã de ovelha, assinada pela artista Inês Schertel. A peça é um dos pontos focais do ambiente "Refúgio a dois by Karsten".