A edição #83 da revista Estilo Zaffari tem como matéria de capa a harmonização de vinhos com pratos bem invernais, como carne de panela e codorna.

Na reportagem, a jornalista Bete Duarte, uma especialista em gastronomia, aborda as características dos mais diversos tipos de vinhos – por cepas e origem – e conta porque  cada um deles se harmoniza com diferentes pratos, ingredientes, temperos e formas de cozinhar.

Três chefs consagrados, Natália Tussi, Jorge Nascimento e Rogério Priori, forneceram à revista suas receitas prediletas de inverno e o sommelier Rodrigo Albernaz fez sugestões de vinhos para harmonizar com os pratos.

Com o título "Casamento Perfeito", a reportagem traz inúmeras informações sobre as melhores maneiras de combinar vinhos e pratos, além de servir como guia prático sobre tipos de vinhos e suas características.

A seguir, confira algumas páginas da matéria publicada:

Bete Duarte apresentou as características básicas de vários tipos de vinhos, conforme a uva e a origem: os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer; os tintos Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Syrah, Tannat. E também listou os tipos de alimentos que combinam e os que não caem bem com cada um dos vinhos:

As receitas dos chefs foram um dos grandes atrativos da reportagem. Rogério Priori, do Armazém do Bacalhau, restaurante tradicional de Porto Alegre, preparou um "Bacalhau com Batatas ao Murro".

O chef Jorge Nascimento, que é também professor de gastronomia e consultor, forneceu a sua receita de "Codornas ao Molho de Vinho e Brandy com Cogumelos e Polenta Mole".

E Natália Tussi, chef do novo e já consagrado Roister, revelou os segredos do seu "Ragu de Bochecha".