Você já parou para pensar o quanto o limão siciliano é bacana?

Ele é super aromático, muito utilizado na culinária – dando um sabor todo especial a qualquer prato – e na perfumaria, seu toque cítrico remete ao frescor estimulante da natureza. Tem poder curativo e contém 88% da vitamina C que o organismo humano precisa diariamente.

Mas você sabia que o limão siciliano é considerado o único limão original?

Segundo os pesquisadores ele é o “limão-verdadeiro”, porque tanto o limão tahiti, de casca verdinha que usamos para fazer caipirinhas e temperar saladas, como o limão-galego são considerados limas ácidas e o limão-cravo, aquele da casca alaranjada que usamos muito aqui sul é um mistura de limão com bergamota. Cabendo, então, ao siciliano (Citrus x limon), também conhecido como eureca ou lisboa, a denominação do verdadeiro limão.

Fonte: https://pralimao.com

Outra curiosidade é que esta fruta não tem sua origem na ilha italiana da Sicília. O limão-siciliano é originário do sudeste na Ásia, provavelmente do sul da China ou da Índia. Os historiadores não chegaram a uma definição clara da localização de origem, mas se sabe que foi descoberto há mais 2.500 anos e que foi levado para a Europa pelos persas, que o disseminaram por volta do século XI. Já o seu uso culinário foi difundido pelos árabes.

No entanto, é verdade que o seu nome recorda a região italiana da Sicília, pois a região se tornou líder na produção do fruto, pois os limoeiros se adaptam bem a climas temperados. Inclusive, atualmente, tem um selo de Indicação Geográfica para comprovar a autenticidade do fruto desta região.

É exatamente sobre o sul da Itália, a matéria linda que Beto Conte está preparando para a próxima edição da Revista Estilo Zaffari. Um passeio histórico-cultural pela ilha da Sicília, explorando o legado grego do local.

Mas enquanto a revista está carinhosamente sendo preparada – ficamos com algumas curiosidades e receitas deliciosas desta versátil fruta.

Se você ainda não se aventurou em explorar na sua cozinha esta mais nobre espécie cítrica, vamos dar um empurrãozinho com algumas receitas super saborosas. Além do que, é super saboroso colocar uma fatia numa xícara de chá; algumas raspas ou gotinhas em receitas de bolo. Você talvez já use essa fruta para fazer uma limonada ou água saborizada.

Ele pode ser usando tanto em receitas doces como em salgadas, como protagonistas ou como coadjuvante. Por isso, é tão comum ver pratos que usam apenas as raspas da fruta ou algumas gotinhas, não com a finalidade de ter um sabor marcante, mas só para dar um perfume cítrico.

O chef e gerente de alimentos e bebidas da Eg Gourmet, de São Paulo, Rildo Gonçalves, conta o grande segredo na hora de usar o limão: “o sabor fica muito melhor se fruta for usada apenas na finalização das receitas, pois o calor altera o sabor do ingrediente. Se colocar as raspas ou o suco durante o cozimento vai ter um prato mais amargo”, afirma.

 Risoto de Limão Siciliano

Ingredientes:

2 xícara de arroz arbóreo

1 cebola pequena bem picadinha

1 dentes de alho picados

1 limão siciliano

1 xícara de vinho branco

2 litros de caldo de legumes (mantenha uma panela com ele sempre quente)

2 colheres de sopa de manteiga gelada

1 xícara de queijo pecorino ou parmesão ralado na hora (faz toda a diferença)

Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

 Preparo:

Retire as raspas do limão (mas atenção para não chegar à parte branca da fruta) e reserve. Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Aumente o fogo, adicione o arroz e mantenha fritando por uns 2 ou 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar, ele não deve ficar dourado. Diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Quando o líquido evaporar vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a próxima. Quando o arroz estiver quase pronto, junte o suco de limão. Assim que atingir o ponto desejado coloque o queijo. Desligue o fogo junte a manteiga e as raspas de limão e mexa até misturar bem. Caso necessário corrija o sabor acrescentando uma pitada de pimenta do reino moída e sal. Sirva decorado com as raspas que sobraram.

Brigadeiro Gourmet de Limão Siciliano

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

100 gr. de chocolate branco (dê preferência para o chocolate belga que tem menos açúcar e gordura, deixando o brigadeiro com um sabor especial)

1 colher sobremesa de manteiga

raspas de 1 limão siciliano

suco de 1/2 limão siciliano

raspas de chocolate branco e de limão para confeitar

 Preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, as raspas de chocolate branco e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que derreta o chocolate e a manteiga. Quando ele estiver mais pesado, coloque as raspas e o suco, finalize até desgrudar do fundo da panela.

Coloque em um prato, cubra com filme plástico e aguarde 12 horas para enrolar, não é precisa colocar na geladeira. Na hora de enrolar, para não grudar passe gelo na palma da mão ou uma gota de óleo de canola. Para decorar passe no chocolate branco e acrescente as raspinhas de limão.